Em muitos casos médicos, recomenda-se ao paciente a utilização de soro como um coadjuvante no tratamento de doenças, melhorando o quadro do paciente e evitando que os sintomas apresentados piorem. O soro é muito popular e há mais de uma maneira de ministrá-lo. Em alguns casos, o paciente pode tomá-lo no hospital, em farmácias ou mesmo em casa.
O soro pode ser encontrado facilmente para comprar em qualquer farmácia, vindo pronto para o consumo ou mesmo em pó para misturar com água. São versões normalmente saborizadas, mas que podem facilmente ser substituídas pelas caseiras.
Confira, abaixo, como preparar o seu próprio soro, para que serve e como utilizá-lo:
Receita Soro Caseiro
Fazer soro caseiro é muito fácil, necessitando apenas de poucos ingredientes para o seu preparo, que todos possuem em casa. Ressalta-se a importância de utilizar água filtrada, fervida ou mineral para o preparo, para que o paciente não corra risco nenhum de intoxicação por água contaminada e fique ainda mais desidratado. Veja como preparar para não errar:
Ingredientes
- 3,5 g de sal cloreto de sódio (aproximadamente 1 colher de café);
- 20 g de açúcar sacarose (1 colher de sopa bem cheia);
- 1 litro de água filtrada, fervida ou mineral (engarrafada).
Modo de Preparo
Ferva um litro de água e deixe esfriar ou utilize um litro de água mineral ou filtrada e misture os demais ingredientes. Deixa na geladeira e tome um copo várias vezes ao dia, para reposição hídrica. O soro caseiro tem a validade de 24 horas. Caso passe desse prazo e precise continuar tomando o soro, descarte o restante e faça uma nova mistura.
Importante! O soro não pode ficar mais salgado que uma lágrima.
Como Tomar
O soro caseiro é, normalmente, indicado para pacientes com diarreia e vômito. Deve-se tomar a mesma quantidade de soro dos líquidos perdidos ao longo do dia, para manter o corpo hidratado. Não tome 1 litro de uma vez, e caso vomite o soro mesmo assim, procure um hospital para usar a solução intravenosa.
Tome, no máximo, um copo ou 250ml por vez. Para crianças e animais de estimação, o soro deve ser dado em colheres. Caso tenha alguma dificuldade no preparo, vá até uma farmácia e compre os sachês prontos, que contêm a quantidade exata de sais para repor a água perdida no organismo basta misturá-los a um litro dágua. Existem versões mais práticas ainda, que vêm prontas para o consumo, sem a necessidade de misturar com água.
Sobre o Soro
Essa receita acima é a medida padrão do soro caseiro utilizada pela UNICEF, podendo ser encontrada gratuitamente em distribuições do Ministério da Saúde ou na farmácia popular, que vem em formas de sachês para o preparo. Soro caseiro é o nome popular para o soro de reidratação oral. Ambos se tratam do mesmo produto e resolvem o mesmo problema.
A solução é usada para combater a desidratação em crianças e adultos do mundo inteiro. De acordo com informações fornecidas pelo próprio Ministério da Saúde, a medicação diminui a mortalidade infantil causada pela desidratação no mundo todo.
Indicações
O soro caseiro é indicado principalmente para crianças com diarreias acompanhadas de vômito e também adultos. Ao sofrer de desidratação, as pessoas costumam perder não somente água, mas também sais. Por isso, apenas a ingestão de água não costuma ser o suficiente para reidratar o organismo.
O soro é indicado em casos de gastroenterite e até dengue. Porém, diabéticos e pessoas com desidratação grave e aqueles que sofrem de hipertensão devem procurar um médico antes de consumir o soro.
Qual a diferença entre o soro caseiro e o pronto?
Recomenda-se utilizar as versões prontas, devido à precisão dos ingredientes. Não há grandes diferenças na fórmula entre o caseiro e o pronto, porém as grandes chances de errar na proporção na hora de preparar em casa podem levar à piora do quadro de desidratação, por isso, só utilize o caseiro caso não tenha acesso à formula pronta.