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Alimentos que ajudam a ter cabelos mais fortes

Os alimentos que ingerimos têm importância tanto para a nossa saúde física quanto estética. Dependendo do que comemos, a nossa alimentação irá trazer resultados também para a nossa pele, cabelo e unhas. Com uma alimentação saudável, além de evitar a queda, você pode acelerar o crescimento das madeixas. Isso porque os fios são compostos por células que contêm uma proteína bem conhecida, chamada queratina. Portanto, cada célula precisa ser nutrida frequentemente com minerais e vitaminas para que fiquem mais saudáveis e brilhantes. Da mesma forma, quando não comemos tão bem, a saúde do cabelo pode ser prejudicada.

Por isso, fizemos uma lista com os alimentos que você deve incluir na sua dieta e com os que você deve evitar, para manter os fios saudáveis!

Ovos

Dica: os alimentos ricos em proteína favorecem o crescimento do cabelo porque os folículos capilares são feitos principalmente desse nutriente.

Leite

O leite é famoso por ser fonte de cálcio, e isso também influencia nos fios. A falta desse mineral faz com que eles fiquem finos e mais quebradiços. Além disso, o leite também evita a queda de cabelo. Fornece vitaminas A, B1, B2, B6 e B12, zinco, magnésio, fósforo e potássio, além de proteínas para quem consome regularmente.

Espinafre

Assim como o Popeye, os fios ficam mais fortes com a ajuda do espinafre. É rico em ferro, o que ajuda na circulação de oxigênio no sangue. Naturalmente, com maior oxigenação nas raízes capilares, os fios ficam mais espessos e fortes. Outros nutrientes benéficos presentes no espinafre são: folato, ferro e vitaminas A e C. A vitamina A favorece a produção de sebo, que mantém o couro cabeludo hidratado naturalmente e saudável.

Peixes

A vitamina B1 também ajuda na circulação sanguínea da região capilar e está presente nos peixes. Além deste, outros nutrientes como proteína, ferro, vitamina B12, ômega 3, cálcio e fósforo são encontrados nos peixes e contribuem para acelerar o crescimento e a oxigenação no couro cabeludo. Além disso, os peixes previnem o aparecimento de radicais livres e ajuda na formação de um novo cabelo.

Batata-doce

Além da queratina, a biotina é um micronutriente precioso, pois atua juntamente na formação dos fios e a batata-doce está aqui para te fornecer um estoque dela! Auxilia na saúde dos fios por fornecer um carboidrato de qualidade e ainda estoques de vitamina C e de biotina. Além disso, também possui vitamina A, que promove um couro cabeludo mais saudável e acelera o crescimento.

Feijão

Riquíssimo em ferro e zinco, garante o cabelo mais saudável e o crescimento das madeixas. Ainda, contém aminoácidos essenciais para a formação dos fios.

Carne vermelha

Para as que consomem carne animal, a carne vermelha é rica em nutrientes que contribuem para a saúde capilar, como aminoácidos e ferro. Por conter vitamina B, é coadjuvante na formação de queratina, colaborando para manter os fios mais fortes. Contudo, seu consumo deve ser moderado, pois em excesso pode gerar radicais livres, prejudicando a pele e os fios. Ao consumir, prefira os cortes mais magros e sem gordura em excesso.

Abacate

Outro alimento famoso pelas receitas caseiras de hidratação, o abacate é uma excelente fonte de gordura boa para o nosso organismo. A vitamina E presente na fruta favorece o crescimento das madeixas, além de proteger algumas áreas da pele, como o couro cabeludo, dando mais força e brilho aos fios.

Café

Como tudo em excesso faz mal, com o café não seria diferente. Em quantidades elevadas, o café pode prejudicar a absorção de cálcio e ferro pelo organismo, o que deixa os fios fracos e quebradiços.

Farinha branca

O amido presente em pães brancos, bolos e massas pode ter um efeito parecido ao açúcar em excesso nas madeixas. Isso ocorre porque o organismo fica com níveis altos de insulina, causando a retração do folículo, podendo até chegar ao ponto da perda de cabelo.

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